15 agosto 2016



Literatura ao Cubo


Olá, pessoal!
No post de hoje da coluna Literatura ao Cubo irei dar dicas de livros baseados no tema Animais de Estimação, onde já adianto que terá excelentes obras, e é claro, animais graciosos! Confiram...

Quem aí curte animais? Aposto que a maioria! Animais de estimação são, em geral, um amor e baseado nisso na seleção de hoje mostro pra vocês os pets literários que mais me marcaram. Vejam...

Bob - Um Gato de Rua Chamado Bob

Sinopse: Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks).Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados.Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante que toca o coração de quem a lê.
É impossível falar de animais literários sem mencionar o gatinho laranja Bob! Vocês certamente devem saber que AMO gatos, mas o Bob é tão especial que vai alem dessa minha paixão, pois, não é a toa que sua convivência real com seu dono James ganhou as páginas de livros mundo afora. Bob com todo o seu amor pelo dono conseguiu fazê-lo abandonar vícios, como o uso de heroína. Se você já leu Um gato de rua chamado Bob com certeza deve saber que esse gatinho é fora do comum.

Porteiro - Eu sou o Mensageiro

Sinopse: Ed Kennedy leva uma vida medíocre, sem arroubos. Trabalha, joga cartas com cúmplices do tédio, apaixona-se por uma amiga que dorme com todos os vizinhos do subúrbio e divide apartamento com um cão velho. O pai alcoólatra morreu há pouco; a mãe parece desprezá-lo.Certo dia, ele impede um assalto a banco e é celebrizado pela mídia. O ato heróico tem conseqüência. Logo depois, Ed recebe enigmáticas cartas de baralho pelo correio: uma seqüência de ases de ouros, paus, espadas, copas, cada qual contendo uma série de endereços ou charadas a serem decifradas. Após certa hesitação, rende-se ao desafio. Misteriosamente levado ao encontro de pessoas em dificuldades, devassa dramas íntimos que podem ser resolvidos por ele. Uma mulher é estuprada diariamente pelo marido, enquanto uma senhora de 82 anos afoga-se em solidão, à espera do companheiro, morto há mais de meio século.A ele parece caber o papel do eleito, do salvador. Convencido disso, segue instruções e se perde entre ficções de estranhos e sua própria, embaçada, realidade. A certa altura pergunta-se: "Eu sou real?" Markus Zusak cria um personagem comovente capaz de confrontar o mistério e, por meio da solidariedade, empreender um épico que o levará ao centro de sua própria existência.
Apesar do autor deixar bem claro que Porteiro é fedido e pulguento, esse velho cão muito me agradou com toda a sua excentricidade, e é claro, sua relação fiel com o protagonista Ed também é notável. Se pudesse, com toda a certeza, levaria Porteiro pra minha casa! 

Rosie - Água Para Elefantes

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo."Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.
De todos os livros que já li Água Para Elefantes é o que possui o animal de estimação mais bizarro: uma elefanta! Porém, de certa forma, chega a ser compreensível, pois, Jacob trabalhava num circo e diante de absurdos maus tratos á elefanta que não conseguia aprender os números, nosso protagonista, se apega á Rosie e então depois de várias aventuras e confusões o circo acaba indo á falência e assim, Rosie se torna uma "propriedade" de Jacob.
É bom ressaltar também que Sara Gruen nessa obra faz um trabalho incrível, onde denuncia os circos da época por maltratarem animais de várias formas e de várias espécies.

Espero que tenham gostado de minha seleção! Não se esqueçam de me contar quais são os seus animais literários favoritos e se vocês tem algum animal de estimação.
Beijos e até o próximo post :)




23 comentários:

  1. Oieee,
    Eu adoro animais de pelúcia, mas normalmente não gosto de livros cujo foco sejam eles.
    Já li alguns e gostei, mas não é bem o meu tipo de leitura favorito. DaS SUAs indicações não li nenhum, mas tenho muita curiosidade de ler água para elefantes.
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá
    amo livros sobre animais de estimação e é claro que já li a maioria dos que você indicou. Dentre eles o que eu mais amo mesmo é Água para elefantes. Lindo lindo <3
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Oieee,
    Nunca li livros sobre gatinhos, mas Um Gato de Rua Chamado Bob parece uma ótima opção!
    A capa é super fofa, dá vontade de abraçar.

    ResponderExcluir
  4. Oie! Nossa relembrar água para elefantes já faz meus olhos encherem de lágrimas. É um Livro tão lindo!!!!
    Os outros dois ainda não li mas já deixei a dica anotada.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Desses livros só li "Água para Elefantes" e sou apaixonada pela Rosie e todas as suas toneladas. Sofri e sorri com ela durante a leitura. Tenho muita vontade de ler a história do Bob, sinto que irei me encantar também.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  6. Melllllllllllllllll Dellllllllllllsssssssssss, o que era aquele cachorro no livro O Mensageiro???? hahahahah roubou a cena, várias vezes.
    Adorei o post, muito original!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,


    Gosto muito de livros com animais na obra haha, sou louca para conhecer a história do Bob, que parece ser excelente e eu amo gatos! Eu gostei bastante de água para elefantes também.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  8. Ola lindona eu adoro animais, tenho um gato e uma cachorro bagunceiro que só, dos livros mencionados só li Água para elefantes e adorei, em livros que tem animais principalmente cachorros o grande destaque é sempre a devoção de seus animais a seus donos e o quantos eles nos completam. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Eu não li nenhum dos livros mas Águas para elefantes eu vi o flime e chorei tanto que não tive coragem para ler o livro. o do gatinho Bob eu tenho muita curiosidade pois escuto bastante sobre ele. Se eu fosse indicar um pet literário eu também colocaria o Marley do livro Marley e Eu, ai que encantador <3

    ResponderExcluir
  10. Olá Di,
    Adoro livros com animais, pois sou fissuradas neles. Já Um gato de rua chamado Bob e não curti muito a leitura, infelizmente. Em relação aos outros ainda não li e com a temática de animais adoro Marley e Eu e Esperando por Doggo, são livros incríveis.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Li o início do post e já pensei nos livros do Bob....haha' só cheguei a ler o primeiro, e gostei bastante, me emocionei com a história ♥ "Água para elefantes" é uma história que eu sempre quis conhecer (só vi algumas cenas do filme). Um livro que passou pela minha cabeça agora é "A mais pura verdade", recomendo muito!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Adorei essa tag com dicas de livros! E o tema é ótimo!!
    Não li nenhum dos três livros e a maneira como você falou me deu vontade de ter todos! hehe Mas o Eu sou o mensageiro me chamou mais a atenção e com certeza vou precisar ler esse :)
    Beijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Já li Eu sou o mensageiro e Água para elefantes.
    Confesso que gostei mais do primeiro do que o segundo.
    O primeiro livro citado no post me deixa bem curiosa, pois amo animais e a adaptação parece ser boa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Diane, tudo bem? Eu nunca li nenhum livro com bichinhos assim - ou já? Não que eu me lembre (rs.).
    Minto, já sim, li um com um cachorro que me deixou apaixonado, que foi em "A mais pura verdade", do Dan Gemeinhart. Tem também Marley e eu na lista, não li mas vi o filme.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Dos livros que você citou, conhecia somente Água para Elefantes. Inclusive até peguei emprestado de um amigo uma vez, mas no meio da leitura acabei abandonando. Não sei explicar, a escrita e a narrativa não estava me cativando de jeito nenhum. No entanto, eu assisti o filme e o adorei, e até me arrependo de não ter lido até o fim.
    Fiquei muito curiosa para conhecer outros dois, aqui em casa sempre tivemos cachorros mas nenhum conseguiu permanecer tempo suficiente para ficar velho e também nunca tive gato, então.. seria interessante conhecer o Porteiro e o Bob. Espero gostar deles!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  16. Eu amo animais! Não conhecia nenhum desses livros, mas gostei bastante da premissa de "Um Gato de Rua Chamado Bob" e "Águas para elefantes", eu nunca tinha lido um livro que de animal tivesse um elefante. Infelizmente não tenho nenhum animal de estimação, mas sou louca para ter um furão. Também amo gatos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Di

    Eu não li nenhum dos livros que você mencionou, mas assisti a adaptação de Água para Elefantes e gostei bastante.
    Sabe que eu não consigo me recordar se já li um livro onde um animal de estimação teve destaque? Parei aqui para pensar e realmente não lembro de nenhum.
    Nunca tive muita vontade de ler Um Gato de Rua Chamado Bob, mas sempre vejo tantos elogios...e vai ter o filme, né? Quem sabe um dia! ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu não li nenhum desses livros, mas só de saber que tem animais já fico louca para ler, principalmente o do gato. <3 Eu sempre quis ter um gato laranjinha assim, e ainda vou ter. u_u hahahaha
    E eu quero muito ler água para elefantes, não assisti o filme, mas tenho mais interesse na leitura mesmo.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Olá! Ainda não li nenhum desses livros indicados, mas quero deixar o livro que tem meu animal literário preferido até o momento: A mais pura verdade de Dan Gemeinhart. Não tenho animal de estimação, já tive quando criança e os meus preferidos foram o Loro (papagaio) e a princesa (cachorro). <3

    ResponderExcluir
  20. PERAI AI, ALGUÉM DISSE GATOS? Acho que já deu pra ter uma pequena ideia que eu também amo gatos (e tem como não amar?) e comprei esse livro do Bob justamente por causa dele, mesmo que até hoje eu ainda não tenha tido a oportunidade de ler ): Os outros livros eu não tive contato, mas irei anotar aqui para dar uma conferida melhor e quem sabe adquirir para ler!
    Um beijo
    www.brookeebells.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Nossa, adorei essa sua coluna, muito original e gostosinha de ler.
    Bem, eu já tive uma cachorrinha vira-lata de estimação e ela era o ser mais incrível do mundo, era o amor da minha vida, mas infelizmente foi para o céu dos cãozinhos. Hoje em dia moro numa casa sem quintal, então só tenho uma calopsita macho chamado Sirius Black. hahaha

    Eu não li nenhum dos livros citados por você, mas fiquei bem curiosa com o livro do Bob e do Porteiro, não imaginava que esse último se tratava de um cachorro, fiquei surpresa. Só espero que nenhum desses tenha um final trágico como o de "Marley e eu", eu não suportaria. hahaha

    Abraço.
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li nenhum desses, mas adoro todo livro que tenha animais envolvidos. Dos que li e gosto bastante são Marley & Eu, Soldier e Dewey. Indico muito!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi,

    Amei o post! Quero muito ler agua para elefantes. <3

    Abraços!

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com

    ResponderExcluir


© Coisas de Diane | 2020. Todos os direitos reservados.
Layout e codificação: GLEICY HANER - DESIGNS E FOTOGRAFIA .
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo